top of page
Psicoterapia
Psicoterapia

 

Cada ser humano nasce como um ser totalmente novo, que nunca existiu. Cada um de nós nasce com a capacidade de pensar, de ser consciente e criativo, de ser produtivo, de ser vencedor.


Vencedor é aquele que age de maneira autentica por ser confiante, merecedor de confiança, compreensivo e sincero, tanto como individuo quanto como membro da sociedade. As vitórias e derrotas sofridas pelas pessoas são influenciadas pelos acontecimentos vividos na infância.

 

Alguém que não esteja consciente de como age ou do que sente, estará empobrecido como pessoa. Faltando a essência da confiança, flutuará entre suas forças íntimas conflitantes. Não está inteiro porque alienou parte de si mesmo.

 

Poderá estar alienado da sua inteligência, de suas emoções, de sua criatividade e de suas sensações corporais, ou de algo de seu comportamento. Quando alguém se torna consciente e procura se tornar uma pessoa integral, esta efetivamente enriquecida.

 

A psicoterapia tem por objetivo a reflexão sobre sua qualidade de vida e suas relações interpessoais em que o individuo amplia o conhecimento de si mesmo. O processo terapêutico permite transformações emocionais e comportamentais que favorecem o crescimento pessoal para lidar com as dificuldades cotidianas, permitindo quebrar paradigmas e padrões comportamentais que causam sofrimento e criam nova forma de conduzir a própria vida.

 

Não podemos acrescentar dias à nossa vida, mas podemos acrescentar vida a nossos dias.

Terapia de casal

 

A terapia de casal tem por objetivo melhorar a comunicação, desenvolver habilidades para solucionar problemas, mudar padrões de comportamentos destrutivos, aliviar as dificuldades sociais e principalmente, reavaliar as crenças sobre o relacionamento, abrindo espaço para uma comunicação mais reflexiva e assertiva, buscando um alimento entre as expectativas do casal.

 

A terapia não só pode conduzir uma mudança de conduta, mas também leva a uma nova fase de redescobertas do prazer de estar com outro. É o teste quase que definitivo sobre a indecisão ou certeza de sentimentos perante o parceiro, sejam positivos ou negativos. No final é a consciência do que ambos podem ou não conseguir dividir.

 

O terapeuta ajuda a desvendar o que está encoberto por trás das brigas repetitivas e aparentemente fúteis que normalmente impedem que o casal consiga ter uma conversa minimamente civilizada.

 

Os dois membros do casal terão clareza dos processos inconscientes que os levaram a se escolherem como parceiros e como chegaram ao ponto de desencontro.

 

Essa consciência proporciona uma clareza dos mecanismos em jogo nas tramas da relação.


A felicidade amorosa não tem garantia, mas buscá-las é obrigação de todos, mesmo sabendo que há o risco de se machucar no caminho.

Terapia de casal
Ludoterapia
Ludoterapia

 

O termo ludoterapia é designado para o trabalho terapêutico realizado com criança.


Durante a cessão de ludoterapia a criança pode expressar suas angústias, seus medos, conflitos e dificuldades de maneira simbólica, através do brincar.

 

O objetivo da ludoterapia é ajudar a criança a se expressar, se integrar, se adaptar ao seu meio familiar e social. A criança elabora seus conflitos brincando e, para que isso seja possível, utilizam-se recursos como desenho, argila, pintura, brinquedos e a caixa de areia “Jung”.

 

Através do brincar ela representa o seu mundo interior de maneira lúcida e o conteúdo expresso é investigado pela terapeuta que procura compreender e ajudar a criança a lidar com suas emoções e tratar o seu problema.

 

É através do brincar que o imaginário ganha vida e os personagens podem ser movimentados da maneira que ela desejar.

 

Para a criança, fantasia e realidade são uma coisa só. O trabalho é desenvolvido respeitando-se a idade de cada criança, bem como o seu momento biográfico.

Terapia da Caixa de areia

 

A terapia Sandplay é um método baseado no trabalho pratico, criativo, não racional, que atinge um nível pré-verbal da psique. Os pacientes adultos e crianças, criam cenas tridimensionais ou desenhos utilizando uma caixa de areia e um grande número de miniaturas.

 

O método utilizado para a objetivação dos conteúdos imagéticos nos fornece um quadro da psique num dado momento e espaço.

 

Esta abordagem tem o embasamento dos pressupostos teóricos Junguianos , enfatizando a qualidade espontânea e dinâmica da própria experiência criativa -a essência está em  ser simbólico e não verbal.

 

A associação de um espaço delimitado (a caixa) com o material (areia) e objetos favorece o nascimento da representação dos conteúdos profundos, oferecendo assim. Indicações das relações existentes entre o complexo ego e as dinâmicas ativas inconscientes. Dessa forma podemos ver a trama emotiva que não consegue ser dita.

Caixa de Areia
MDR
Terapia EMDR

 

O método EMDR significa dessensibilizarão e reprocessamento através do movimento ocular, foi criado em 1987 pela Dra. Francine Shapiro ,  psicóloga americana-PhD, especialmente empregado no tratamento de transtornos de estresses traumáticos, e pós-traumáticos, quadros de ansiedade, fobias, síndrome do pânico. E uma terapia extremamente útil para transformação de lembranças traumáticas. Ajuda a libertar a mente, o corpo e abrir o coração. Está baseada na teoria dos movimentos oculares durante o sono REM .

 

A aplicação do EMDR é feita a partir de um problema especifico a ser trabalhado. O cliente traz um tema perturbador, que pode ser a lembrança de um evento traumático ou um pensamento negativo. O cliente procura manter em mente a cena, ou sentimento, um pensamento, um som, ou, ainda, crenças negativas relacionadas ao problema, enquanto o terapeuta conduz os movimentos bilaterais dos olhos e eventualmente de outras partes do corpo.

 

Nosso cérebro possui recursos para realizar a cura das feridas emocionais, da mesma forma que o nosso corpo cura nossas feridas físicas.

 

O processo de EMDR direciona o cérebro para cura, uma vez que ele promove o “dialogo” entre ad lembranças traumáticas e os hemisférios cerebrais e a “metabolização” (reprocessamento) do trauma, por meio de exercícios oculares.Com isso o cérebro recebe ajuda necessária para processar o fato e arquiva-lo. Perde-se, assim, a carga negativa associada à situação e pode-se recuperar as lembranças positivas vinculadas a isso que antes não se podiam perceber.

 

O princípio fundamental da terapia EMDR é que a saúde básica existe dentro de nós e o que o EMDR faz é tirar o bloqueio causado pelas imagens, crença e sensações corporais negativas e permitir que o estado normal (de saúde) da pessoa surja. (Parmell.1997;72)

Junguiana
Orientação Vocacional
Orientação Vocacional

 

Quando usamos a palavra orientação vocacional estamos supondo que existe uma vocação a ser descoberta por alguém capacitado. Nós podemos ter capacidades múltiplas, e podemos ser felizes e bem-sucedidos em um bom número delas. O que a orientação profissional faz é ajudar a encontrar a profissão que se encaixa em toda realidade e necessidade social, familiar, e mais importante que se encaixe na realidade psicológica da pessoa que está escolhendo sua carreira.

 

A postura do orientador profissional seria de facilitador, que cria os meios pelos quais o indivíduo pode analisar suas opções profissionais, frente às suas opções pessoais e tomar sua decisão de forma consciente e tranquila.

 

Este processo de escolha vocacional e profissional integra aspectos da personalidade e da identidade com a realidade externa. São instrumentos que auxiliam na identificação de valores, perfis emocionais, potenciais e história de vida pessoal.

 

Proporciona ao jovem a oportunidade de fazer uma opção consciente e madura da profissão que quer seguir, a partir do conhecimento de si mesmo e de suas habilidades, talentos, interesses e aptidões.

 

Definitivamente o trabalho ocupa um papel de destaque na existência humana. A realização profissional mantém uma estreita relação com a realização pessoal, a escolha da carreira profissional é um dos momentos mais importantes da vida. Através de seu trabalho, o ser humano se manifesta, se define e se desenvolve.
Uma carreira profissional gratificante não é obra do acaso e nem sorte. É fruto de escolhas inteligentes e muitas vezes corajosas.

 

O processo de orientação profissional também levará em consideração todos aspectos pessoais, familiares e sociais. Quais valores sua família e o meio onde você vive tem e como isso influenciará a escolha de sua carreira - de forma benéfica ou não.

 

Existem hoje mais de 200 cursos universitários, e sem o mínimo de informação de cada possibilidade o jovem acaba se limitando as profissões que já são de seu conhecimento, ou as profissões que já são realizadas por membros de sua família. A orientação profissional amplia o leque de boas possibilidades para que você não perca a chance de outro de se colocar adequadamente em sua vida profissional.

Psicodrama
bottom of page